Adelino Mont'Alverne

Go Rando

Os botões de “reactions” do Facebook são apresentados como forma de refinar nossas expressões em relação a algum post, imagem ou vídeo. Mas os sentimentos registrados a partir desses cliques não apenas servem como um recurso expressivo, mas também como fonte de dados para vigilância, registros de perfis, publicidade segmentada e manipulação emocional.

Go Rando é uma extensão para navegadores que confunde o algoritmo do facebook sobre os sentimentos dos usuários. Cada vez que o botão “curtir” é clicado, Go Rando escolhe aleatoreamente entre uma das 6 reações. Com o tempo, todas as reações registram a mesma quantidade de cliques, sobre assuntos diversos. Posts sobre uma determinada corrente política, por exemplo, podem receber reações de raiva, ha-ha! ou tristeza. A falta de regularidade, a equalização dos sentimentos e o excesso de ruído nos dados dificulta a determinação de padrões. E assim, o perfil emocional do usuário pode se tornar cada vez mais incompreensível para o algoritmo.

 

  • 0

Inhuman Geographies: Landscapes of Speed, Light and Power

No artigo “Inhuman Geographies: Landscapes of Speed, Light and Power”, Nigel Thrift apresenta uma análise de como inovações em tecnologias de velocidade, luz e energia, combinadas e interelacionadas em sociedades urbanas do século XIX, ajudaram a remodelar os espaços, tempos, fluxos, ritmos, experiências e representações da vida urbana.

Sua análise não privilegia uma determinada inovação, tecnologia ou infraestrutura, e sim a construção mais ampla de machinic complexes de velocidade, luz e energia. Thrift demonstra a necessidade do uso de perspectivas mais sofisticadas sobre como inovações em TICs nas cidades contemporâneas, entrelaçadas com transporte, energia, água, mídia, sistemas e técnicas, formam machinic complexes que sustentam o desenvolvimento das cibercidades.

Read More…

  • 0