The Cleaners
Algoritmos podem identificar certos padrões em imagens, mas em alguns casos ainda é necessário uma avaliação humana sobre seu conteúdo. ⠀
Por isso, plataformas como Facebook, Twitter e YouTube contratam empresas para remover conteúdo indesejado em suas redes. ⠀
Nessas empresas, centenas de jovens, de 18 a 20 anos, passam até 10h por dia vendo e classificando milhares de imagens perturbadoras. Violência, abusos, pedofilia, terrorismo são os temas mais comuns. ⠀
O serviço é chamado de “digital cleaning”, e os trabalhadores são os “content moderators”. A cada imagem apresentada na tela eles devem apenas escolher entre deletar ou ignorar em poucos segundos.⠀
As empresas de “digital cleaning” estão localizadas em países distantes das sedes das plataformas de conteúdo. Muitas delas nas Filipinas. ⠀
E não há nenhum tipo de proteção aos “content moderators”, principalmente em relação aos efeitos psicológicos causados pela constante visualização de milhares de imagens chocantes.
“The Cleaners” é um documentário sobre a rotina de trabalho desses moderadores de conteúdo. ⠀
E sobre o outro lado traumático das imagens felizes publicadas nas mídias sociais. ⠀