Adelino Mont'Alverne

Laboratórios de Cidades Sensitivas – LabCEUS

Os Laboratórios de Cidades Sensitivas (LabCEUS), programa realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, em parceria com o Ministério da Cultura, têm como missão a promoção da cidadania por meio de interações sociais e tecnológicas, ativando espaços de criatividade cidadã e produção colaborativa.

Em 2015, o projeto “GPS Coquetel Musical” criado pelos pesquisadores Luiz Adolfo Andrade (UNEB) e Macello Medeiros (UFRB) foi um dos vencedores do edital para ocupação dos espaços criativos de Petrolina/PE. O projeto desenvolveu um jogo de palavras-cruzadas baseado em localização (LB Game), utilizando a tecnologia GPS para explorar espaços públicos na cidade, e realizou oficinas temáticas sobre mídias locativas, produção de mapas, cidades inteligentes, música regional e games.

Em Maio, participei do projeto realizando a oficina “Smart Citizen” que tinha como objetivo estimular a criação de interações sociais no contexto de cidades inteligentes. A proposta foi partir do conceito de “Smart Cities” e a partir daí formular iniciativas baseadas na experiência dos cidadãos sobre a cidade, numa perspectiva mais bottom-up em relação aos projetos oficiais.

Etapas da oficina:

  • Apresentação de um panorama sobre projetos de Smart Cities/Cidades Inteligentes no mundo;
  • Discussão sobre experiência nas cidades, iniciativas bottom-up e o conceito de Smart Citizen/Cidadão Inteligente;
  • Levantamento de problemas da cidade de Petrolina/PE;
  • Brainstorming para produção e seleção de idéias inovadoras;
  • Prototipação de aplicativo para dispositivos móveis.

 

Sobre o Game:

“Através do uso da tecnologia GPS, este jogo baseado em localização (LB Game) tem por objetivo explorar espaços da cidade de Petrolina/PE de forma lúdica e imersiva. Os jogadores, munidos de aparelhos de celulares com tecnologia 3G, irão preencher um jogo de palavras-cruzadas com o auxílio de pistas que serão disponibilizadas através de uma ferramenta de georreferenciamento (geotagging). Para ter acesso às pistas nos pontos mapeados próximos ao Ponto de Cultura Cine Raiz, os jogadores utilizarão a tecnologia GPS do seu smartphone ou tablet.”

Aqui é possível conferir um vídeo sobre o projeto.

Saiba mais:

http://culturadigital.br/labceus

http://culturadigital.br/games

 

cartaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *